Os produtos para o cabelo podem deixar manchas castanhas ou pretas na roupa
Alguns produtos (por exemplo, espuma para cabelo e champô) podem conter um ingrediente denominado copolímero poliquatérnio, que é um agente fixador. Quando o produto entra em contacto com a roupa, penetra na superfície da roupa. Quando as peças de roupa de cor clara são lavadas em conjunto com roupa mais escura, são libertadas continuamente pequenas quantidades de corante, a "área de contacto" da roupa clara absorve esse corante libertado. Como resultado, as manchas não ficam visíveis até a roupa ter sido lavada. As manchas são causadas pelo contacto de produtos para o cabelo com a roupa, por exemplo, quando seca as suas mãos numa toalha sem as lavar após aplicar um produto para o cabelo.
- Não é possível remover totalmente as manchas, exceto em toalhas brancas.
- Estas toalhas podem ser branqueadas sem danos com o seguinte tratamento:
- Prepare uma solução de ácido oxálico: Adicione 50 – 100 gramas de ácido oxálico num balde de plástico com 10 litros de água quente (60 °C). Deixe as peças de molho na solução durante 30 min.
- Em seguida, lave minuciosamente as peças a 60 °C ou mais com um bom detergente, que deve conter fosfato e lixívia.
Para testar se um produto para o cabelo produz manchas durante um ciclo de lavagem, experimente colocar um tecido velho contaminado com o produto na máquina e lavá-lo em conjunto com roupa de cor.