Quando as sobras se transformam em pratos deliciosos
Sabia que deitamos fora 1/3 da comida que compramos? E se conseguisse transformar o desperdício em pratos deliciosos?
Segundo estimativas das Nações Unidas, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para consumo humano são perdidos ou desperdiçados. Isto equivale a cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos. Em Portugal, as estimativas apontam para um desperdício de cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano.
As perdas e desperdícios têm grande impacto na sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzem a disponibilidade local e mundial de alimentos, geram menores recursos para os produtores e aumentam os preços para os consumidores. Além disso, têm um efeito negativo no meio ambiente devido à utilização não sustentável dos recursos naturais.
Assim, é muito importante gerir e armazenar os alimentos da melhor forma possível, para evitar o seu desperdício. O planeta agradece e nós também.
Os nossos desperdícios alimentares podem ser divididos em três categorias: inevitável, evitável, e possivelmente evitável.
•19% é inevitável – coisas como saquetas de chá e ossos de frango.
•20% é classificado como possivelmente evitável. Por exemplo casca de batata, caules de brócolos ou aparas de legumes que podem ser consumidos se forem devidamente preparados.
•61% do desperdício é evitável - alimentos que poderiam ter sido consumidos caso tivessem sido melhor geridos e armazenados. Aqui estão incluídos alimentos como coentros, couve chinesa ou bagas de goji.